Cultural › Fundação de Cultura e Teatro Municipal

  • Turismo em Concórdia/SC -

Fundação de Cultura e Teatro Municipal

UM ESPAÇO PARA VER, VIVER E APRENDER
Oficinas e palco, salas e plateia. Aqui a Cultura nasce e cresce no ambiente certo!

A Diretoria de Cultura de Secretaria Municipal de Desporto e Cultura possuí sede em um espaço reformado e especial, que abriga o setor administrativo, as salas de aula para todas as oficinas artísticas e o Teatro Municipal.
Nomeada de Casa da Cultura Eliseo João Zanatta, a estrutura se destaca pelo Teatro Municipal Maria Luiza de Matos. O Teatro com capacidade de público para 402 pessoas possui infraestrutura para a realização de apresentações de dança, teatro, música, seminários, conferências, palestras, workshops, lançamentos de livros e outras ações. Um espaço múltiplo que possibilita a socialização da cultura no município de Concórdia.


O Teatro também possuí um espaço expositivo na sua entrada que recebe anualmente diversas exposições de artes visuais.


A construção do espaço da Casa da Cultura e do Teatro Municipal data do final da década de 80 e início da década de 90. Em 2020, a então Fundação Municipal de Cultura de Concórdia, criada pela Lei Municipal nº 2288 de 20 de janeiro de 1989, se transformou em secretaria integrada ao Esporte, criando-se assim a Secretaria Municipal de Desporto e Cultura - SEDEC. À Diretoria de Cultura da SEDEC tem por objetivo executar a política de cultura do Município de Concórdia.

Histórico – Casa da Cultura Eliseo João Zanatta

Eliseo João Zanatta nasceu em 27 de abril de 1921 em Encantado, RS. Fixou residência em Concórdia em 1947. A música era uma das paixões de Zanatta, foi barítono e posteriormente, presidente do Coral Santa Cecília de Concórdia. Também foi presidente da Liga dos Corais do Alto Uruguai Catarinense. Atuou também como cantor do grupo italiano La Concórdia onde participou da gravação de dois CD’s, o primeiro Zigo Zago e o segundo Quando IL Vecchio Andava Um Leto, na década de 1990.


Eliseo também teve envolvimento com outras associações e instituições concordienses, foi presidente do time de futebol Guaycurus, do Clube Operário, da Associação dos Motoristas, do Clube 29 de Julho, do Lions Concórdia e do CTG (Centro de Tradição Gaúcha) Fronteira da Querência. Membro ativo na comunidade local, foi um dos agentes culturais que lutou para o término das obras de construção da Casa da Cultura iniciadas na década de 1980. Assim, em um esforço coletivo, com o envolvimento de diversos segmentos culturais concordienses a Casa da Cultura foi inaugurada no início da década de 1990.


Eliseo João Zanatta faleceu em 13 de outubro de 2000 em Concórdia. Desta forma, como participou em diversas ações culturais do município, o sr. Eliseo é homenageado com o nome da Casa da Cultura, que recebe a denominação Casa da Cultura Eliseo João Zanatta, através da Lei nº 3.396 de 05 de setembro de 2002.

Histórico – Teatro Municipal Maria Luiza de Matos


Maria Luiza de Matos nasceu em 20 de junho de 1953 em Três Passos, RS, mas foi criada no Rio de Janeiro. Veio para Concórdia em 1978 para trabalhar na FEAUC (Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense), hoje Universidade do Contestado – UNC Campus Concórdia. Paralelo ao trabalho na FEAUC, organizou e foi uma das diretoras de teatro do grupo Força Jovem. Através dele, Maria Luiza se consagra no final década de 1980 com a peça “Contestado” do autor Romário Borelli. O Grupo venceu o Festival Estadual de Teatro de Santa Catarina em 1987. É neste mesmo período dos anos de 1980, que a professora Maria Luiza participou ativamente do movimento teatral concordiense. Entre as causas do movimento estava o término das obras de construção da Casa da Cultura e do Teatro Municipal, ambos finalizados na década de 1990.


Maria Luiza de Matos faleceu em 22 de dezembro de 1996 em Concórdia, SC. Como teve um forte envolvimento no movimento cultural e teatral do município, o Teatro Municipal de Concórdia através da Lei nº 3.352 de 04 de abril de 2002, recebeu a denominação de Teatro Municipal Maria Luiza de Matos.



Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Contato: culturaadministrativo@concordia.sc.gov.br
Fone: (49) 3442 3930

Galeria de Fotos

Voltar para Cultural